terça-feira, 31 de maio de 2011

REVISTA PSICOPEDAGOGIA


Edição nº 85 - veja também a news ABPp
EDITORIAL


Mantendo a tendência editorial deste periódico de acolher os artigos enviados espontaneamente por seus autores e aprovados após parecer dos membros do Conselho Editorial, trazemos a público, nesta edição de abril de 2011, dez excelentes trabalhos.
Em uma época em que se pontua a educação escolar com o respeito à diversidade, abrimos a edição com duas pesquisas, frutos da preocupação de seus autores com a ação do educador dentro da sala de aula e com os problemas de desenvolvimento encontrados do processo inicial de aprendizagem da leitura. "Treinamento de habilidades fonológicas em escolares de risco para dislexia", de autoria de Cintia Cristina Fadini e Simone Aparecida Capellini, resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a eficácia do treinamento de habilidades fonológicas em alunos de 1ª série, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos idade com risco para dislexia.
Em seguida, Olga Valéria Campana dos Anjos Andrade, Paulo Sérgio Teixeira do Prado e Simone Aparecida Capellini abordam o "Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para identificação de escolares de risco para a dislexia", uma proposta de atividades pedagógicas práticas e coletivas, que se apresentam como potenciais instrumentos na identificação de escolares de risco para desenvolver dificuldades na leitura-escrita .
"Pesquisando metodologias de (re)construção de aprendizagens a partir da interação com o computador" é tema do relato de experiência de Joelma Cristina Santos e Maria de Fátima Aranha de Queiroz e Melo, onde as autoras relatam um processo de Iniciação Científica, cujo objetivo foi investigar metodologias para (re)construção de aprendizagens a partir da interação do aluno com o computador, o que se mostrou um excepcional instrumento prático para promover o interesse e alcançar êxito na aprendizagem.
Um segundo relato de experiência, "Bonecas, diversidade e inclusão: brincando com as diferenças", de Michelle Brugnera Cruz, nos ajuda a compreender como as crianças operam com os conceitos de diversidade e inclusão, a partir das bonecas, que historicamente fazem parte das brincadeiras infantis e representam os ideais de infância da sociedade. "Redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do ciclo vital", de Diogo Araújo de Sousa e Elder Cerqueira-Santos, consiste em uma interessante revisão da literatura, cujo objetivo central consiste em analisar os estudos sobre redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do desenvolvimento no ciclo vital.
Em "A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantil", Edyleine Bellini Peroni Benczik nos apresenta algumas instigantes reflexões sobre o atual papel do pai, tanto para o filho, quanto para a família, e aponta para a sua importância na estruturação psíquica e no desenvolvimento social e cognitivo da criança.



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