domingo, 26 de setembro de 2010

O poder Na ESCADA!!!


O PODER NA ESCADA

A noite apresentava-se a mais escura do ano.
Certa vez um bem sucedido empresário perdeu o sono na madrugada. Seus pensamentos se fixavam em subir mais e mais na vida. Levantou-se da cama cabisbaixo e pouco satisfeito mesmo possuindo invejável patrimônio dentre os demais da sua cidade. Ainda no seu quarto e com o olhar fixo na parede como quem tentasse ver além da parede, o jovem empresário decidiu sair à procura de uma grande conquista financeira. A grande metrópole onde morava oferecia suas vantagens. Não é difícil encontrar em plena madrugada uma casa de jogos ou uma oportunidade de negócios até mesmo com amigos numa mesa de bar. Pegou seu carro e saiu sem destino. Dirigindo devagar por ruas estreitas, outras largas, dobrando várias esquinas, e, subitamente viu-se já fora da cidade diante de uma sinuosa estrada de terra tão vazia quanto solitária, e logo se identificou com a estrada por também estar interiormente vazio e solitário. Desceu do carro e decidiu caminhar por ela somente em companhia de seus pensamentos.
Já quase amanhecendo o dia e ainda na estrada, o jovem empresário alcança um ancião com longa cabeleira branca que caminhava com curtos passos, mas, caminhava como quem tinha serenidade naquele chão. Ao alcançá-lo, o empresário peregrino, não deu muita importância àquele ancião, apenas o cumprimentou:
- Olá!
- Olá, ilustre jovem!...
- Desculpe, não posso parar. Estou com pressa. Não posso parar!...
- Ué!... Eu não disse nada ainda! (risos curtos)
Depois de alguns passos sem se distanciarem um do outro, o ancião arrisca uma pergunta:
- Posso mesmo saber aonde vai com tanta pressa?
- Não sei ainda aonde vou chegar por aqui, mas, como não consegui dormir, aproveito o silêncio da madrugada, bem no começo deste dia para pensar um pouco. Só sei que eu quero muito mais além do que eu tenho – disse com certa ansiedade.
- E o que você procura?
Sem perder o ar ansioso, o jovem justifica:
- Procuro algo que me faça realizar os meus ideais; um perfeito conquistador. E acho que é mais dinheiro e mais propriedades que preciso para eu ser melhor. Acho que só tendo mais e mais vou finalmente aquietar o meu coração.
- Hummm...
- E o senhor por que me faz esta pergunta? Por acaso tem algo para negociar, bom velhinho? Será que você é proprietário destas terras? Ou tem gado? Você é empresário também assim como eu?
- Não, não!... E não tenho o que você procura. Mas penso que o que você procura está dentro de você mesmo.
- Dentro de mim? Ora, essa! Como assim, velhinho?
- Venha comigo até aquela planície.
- Tudo bem, mas, desde que seja rápido, sim?
O sol já mostrava seus primeiros sinais no horizonte quando deixaram a estrada e caminharam juntos e em silêncio pela planície.
- Chegamos.
- Onde? Não estou vendo nada... Nada que me interesse.
O velho ancião aponta para uma escada.
- Você está vendo esta escada?
- Sim.
- Agora, peço que suba.
- Subir? Mas... Onde leva o final desta escada?
- Ela não tem fim.
- Não?
- Não.
- Mas isto não me interessa. Somente subo nesta escada se eu saber o que vou ganhar ao chegar lá em cima, no fim.
- Melhor que o fim é o começo, jovem senhor. Melhor ainda é o recomeço!
Arregalando os olhos para o ancião, o jovem empresário reage:
- Hããnnnn?!?!
Ainda olhando o velho ancião que mantinha os olhos serenos e o esperava pacientemente subir a escada, o jovem empresário resolveu:
- Tá legal, tá legal, velhinho... Vou subir. Mas sei que não vai ter nenhuma graça esta brincadeira. Não tem nada lá cima que me interesse!
O jovem e ambicioso empresário sobe o primeiro lance da escada que impaciente pergunta:
- E agora, posso descer?
- Não é “descer” que você precisa... Me diz, o que você está vendo?
- Ah!... Vejo somente o senhor a me olhar – diz com certa ironia.
- Já é algo bom, não acha? Enxergar o próximo já é uma importante conquista, concorda?
- Enxergar o próximo ser uma conquista? Não entendi.
- Suba mais um degrau.
O jovem empresário sobe o segundo lance da escada e pergunta:
- E agora, bom velhinho?
- O que você está vendo?
- Vejo árvores, muitas árvores frutíferas. Aaahhh!... Que delícia! Poxa!... Nunca havia parado para vê-las! Como são lindas e produzem frutos tão deliciosos!
- Hummm... Suba mais um lance desta escada, jovem senhor empresário.
- Será que chego perto de algo valioso? Um pote de ouro ou pedras preciosas? Talvez um talão de cheque já preenchido pelo senhor - sorri.
O jovem perseguidor de seus valores impaciente sobe três lances de uma vez e diz:
- Pronto. Satisfeito, meu bom velho? Viu como fui rápido? Estou aqui, mais alto bem mais alto. E como você ficou baixinho, meu bom velhinho! Já alcancei as alturas. É isto? (risos) Satisfeito agora? Já posso descer?
- Quem está à procura de satisfação é você, jovem senhor! E você perdeu as conquistas nos lances que você pulou!
- Perdi??? O que eu perdi? Odeio perder...
- Me diz, o que você está vendo neste lance da escada?
- Bem... Aqui estou vendo montanhas, altas montanhas... Um belo rio... Cachoeira à minha direita... Poxa! Que lindo! Ei! Que visão maravilhosa! É lindo ver a vida daqui! E agora, o que faço? Estou começando a gostar de ver tudo isto aqui.
- Agora, tente decidir por você mesmo.
- É? Então, tudo bem... Está decidido. Vou subir mais um pouco.
- Vai subir?
- Sim, vou subir!
- Sim...
- Já te digo, meu bom velhinho! Acho que já estou entendendo... Espere só um pouquinho!
E sobe mais um lance e com um sorriso largo no rosto. E no sétimo lance da escada ele pára, olha e... Grita!
- Amigo! Ei! Amigo, me ouça, por favor! Eu estou vendo!
- O que você está vendo?
- Estou vendo um dia maravilhoso nascendo! Um sol como nunca vi em toda a minha vida! Ah!... Um fantástico!... O belo!... Um belíssimo!... Belíssimo horizonte! Olha lá! Pássaros, que lindos! Uauuuuu! Parece até uma sinfonia! Que maravilhaaaa! Como é lindo ver a vida daqui!!!
Sorrindo o ancião diz:
- Agora sim! Você acaba de conquistar a sua capacidade de ver novos valores, novas dimensões e novos horizontes. Você agora é um verdadeiro conquistador. Você acaba de conquistar a sua capacidade de ver a vida!
A lição aqui aprendida:
Viver é como subir uma escada. Ao subir você pode valorizar a altura. Mas, somente valorizar a altura como valor de conquista é hierarquizar as relações, fazendo algo ou alguém menor ou maior que você.
Importa mesmo a altura na escada da vida? Talvez... Mas o que importa é subir na capacidade de enxergar novos valores. O que importa é o lance de uma escada, mas que lhe dê o poder para enxergar a amplitude do horizonte. O que importa é enxergar a vida nas múltiplas dimensões. Estas são algumas evidências da verdadeira conquista na altura do poder para ser.
Judson Santos, Professor em diversas disciplinas nas áreas: Filosofia, Teologia e Terapia Bíblica. Criador de projetos especiais em educação, coordenador de cursos de extensão e pós-graduação. Autor do livro "A Outra Face". Autor da Revista Escola Dominical com o título "A Vida Sentimental" (do adolescente). Já ministrou conferências nos seguintes países: África do Sul, EUA, Moçambique e também no Brasil. Atualmente é coordenador do projeto de formação de CUIDADORES INFORMAIS no INSTITUTO ÓRION. Ministro do evangelho, verifique melhor como contratar nossas aulas, pelo site: http://www.escolacuidadores.com.
Disciplina: Coordenador de Projetos Especiais
Professor da: Instituto Órion
É colunista do Ser Universitário desde 07/05/2007

Um comentário:

  1. Gostei, Excelente...

    Att.,
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir